O meio ambiente cada vez mais preocupa a existência do ser humano. Tragédias ambientais como essa que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro e lá do outro lado do mundo na Austrália que também sofre com as chuvas. Não é de hoje que o problema existe. Diversos segmentos se preocupam, pensam e lançam soluções para este problema vital do planeta.Na moda, existem várias novidades e campanhas, mas é triste observar que a idéia da sustentabilidade ainda não fez a cabeça da moda.

Em geral, as pessoas acham ótima a idéia das eco bags, mas dificilmente voltam à loja com a sua. No supermercado, eu não vejo como ato comum o uso de ecobags ou o reaproveitamento de caixas para transportar as compras. Na europa, em vários supermercados a sacolinha plástica custa 0,05 centavos e em alguns estão disponíveis caixas de papelão para o reaproveitamento. Acredito que essa cobrança faria toda a diferença nessa campanha de educação do povo.
No caso dos supermercados, cobrar pelas sacolinhas seria com certeza uma boa solução. E na moda, qual seria o melhor caminho para educar os consumidores?
Poderia fazer uma promoção, do tipo: quem fosse às compras com sua eco bag, poderia ganhar um desconto ou um brinde. Uma atitude fácil e prática.

Já existem também materiais ecológicos para confecção. O couro usa em seu amaciamento quilos e quilos de sal e litros e litros de água que torna-o totalmente degradante ao meio ambiente, pois tudo isso em contato com o solo e as redes pluviais destroem nosso eco sistema. O tingimento químico dos tecidos e as lavagens que tornam nossa calça jeans no topo da moda, também nos traz prejuízos ambientais.
O que podemos fazer enquanto consumidores da moda, é aproveitar ao máximo cada peça adquirida. Doando, customizando, recriando e inventando as roupas do guarda roupa, como um exercício de moda e cidadania.
Comentários
Postar um comentário